TAF- teste de aptidão física

Concursos de carreiras policiais como Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Penal, alés das provas objetivas, de conhecimento, têm em comum, a prova de aptidão física, o famoso TAF ( teste de aptidão física).

O TAF é etapa eliminatória, decisiva portanto, para o candidato.

Importante se lembrar que, como etapa eliminatória, o TAF avalia a condição física do candidato, através de exercícios monitorados, avaliando a capacidade e desempenho físicos.

Ser eliminado no teste de aptidão física é por demais frustrante, mas em determinadas situações há como verificar se houve burla a direito do candidato:

  1. As condições do exame de aptidão física devem garantira igualdade entre todos os participantes.
  2. O certame/concurso deve explicitar o motivo, de maneira fundamentada e pública, pelo qual o candidato foi eliminado.
  3. É seu direito ter o seu teste de aptidão física filmado, além do acesso à mídia para a garantia da publicidade e transparência do certame.
  4. Não é necessária a aplicação de um exame de aptidão física para cargos burocráticos, o que atende preceitos da Constituição Federal e principalmente a proporcionalidade e razoabilidade.
  5.  Por fim, a proporcionalidade evita também que candidatos sejam eliminados por questões comezinhas, detalhes que não servem de real avaliação do candidato
5 1 voto
Avalie o artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados​

Ação não permitida.

FALE AGORA COM UM ADVOGADO!