Concursos de carreiras policiais como Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Penal, alés das provas objetivas, de conhecimento, têm em comum, a prova de aptidão física, o famoso TAF ( teste de aptidão física).
O TAF é etapa eliminatória, decisiva portanto, para o candidato.
Importante se lembrar que, como etapa eliminatória, o TAF avalia a condição física do candidato, através de exercícios monitorados, avaliando a capacidade e desempenho físicos.
Ser eliminado no teste de aptidão física é por demais frustrante, mas em determinadas situações há como verificar se houve burla a direito do candidato:
- As condições do exame de aptidão física devem garantira igualdade entre todos os participantes.
- O certame/concurso deve explicitar o motivo, de maneira fundamentada e pública, pelo qual o candidato foi eliminado.
- É seu direito ter o seu teste de aptidão física filmado, além do acesso à mídia para a garantia da publicidade e transparência do certame.
- Não é necessária a aplicação de um exame de aptidão física para cargos burocráticos, o que atende preceitos da Constituição Federal e principalmente a proporcionalidade e razoabilidade.
- Por fim, a proporcionalidade evita também que candidatos sejam eliminados por questões comezinhas, detalhes que não servem de real avaliação do candidato